Instituto Pensar - Conde, na Paraíba, aposta na economia criativa

Conde, na Paraíba, aposta na economia criativa

Por Iara Vidal

Foto: CC

A gestão socialista do município paraibano de Conde é referência regional pelo viés participativo, sustentável e inclusivo e estabilidade financeira, com atuação marcante nas áreas de educação, saúde, cultura e turismo. Agora, a prefeita Márcia Lucena aposta no fomento ao empreendedorismo criativo como instrumento de promoção de inclusão social, de diversidade cultural, de criação de novas formas econômicas e de desenvolvimento sustentável, por meio de capacitação de empreendedores e investimento em infraestrutura.

Recentemente, em junho de 2019, o executivo municipal encaminhou uma proposta legislativa para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores de Conde que institui o Programa Municipal de Economia Criativa. A iniciativa pretende possibilitar a geração de emprego, renda e novos negócios, com estímulo ao empreendedorismo consciente, sustentável e criativo. O intuito é buscar soluções para escoamento da produção e acesso de empreendedores ao sistema de comercialização, além de estimular a promoção e a valorização de ideias para solucionar problemas do município.

"O conceito de desenvolvimento vem evoluindo a partir de desafios diários amplamente discutidos em todas as esferas de governo. Neste contexto e acreditando no potencial criativo e produtivo do município de Conde nas suas mais diversas capacidades empreendedoras, nos sentimos honrados em encaminhar para apreciação e deliberação por essa Colenda Casa Legislativa o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Economia Criativa e revoga a Lei Municipal nº 728/2013.”
Prefeita Márcia Lucena

Gestão participativa 

Um dos destaques da gestão socialista de Conde é a participação popular e o foco na sustentabilidade e na inclusão social. Como o iniciativa "Olá, Comunidade”, um encontro semanal da prefeita e secretários com a população de cada região do município. Uma ideia que surgiu para ouvir o que a população tem a dizer, como sugestões e reivindicações para melhoria dos serviços oferecidos pela prefeitura.

Em resposta aos anseios dos condenses, ao longo de dois anos ocorreram mudanças significativas em todos os cantos da pequena cidade, com população estimada em pouco mais de 24 mil habitantes. Como, por exemplo, a limpeza urbana. Até o início da administração de Márcia, a cidade estava sem coleta de lixo há dois anos. Todo o acúmulo de resíduos eram despejados em locais irregulares e sem nenhum tipo de preocupação com o meio ambiente. Hoje, a cidade tem coleta regular e dentro das normas.

Outro destaque do trabalho do executivo municipal condense foi a normalização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Até a chegada dos socialistas, todas as UBSs estavam fechadas e a população sem atendimento médico. Em ação conjunta, todas as unidades foram reabertas e, aos poucos, começaram a receber novos equipamentos, com a valorização dos profissionais e mais qualidade de atendimento ao cidadão.

Durante o primeiro semestre de 2017, a gestão arrumou a casa para dar mais força nas engrenagens e deu início ao processo de desenvolvimento da cidade. Na infraestrutura e turismo, foram firmadas parcerias com o Governo do Estado da Paraíba, com a gestão também socialista de João Azevêdo, que trouxeram a revitalização da PB-018, a construção da Praça do Mar, uma obra de extrema valorização da orla de Jacumã, acessos a praias do Amor, Carapibus, Tabatinga I e II e Coqueirinho.

Na educação, a prefeitura de Conde reabriu escolas e creches, e investiu na valorização e capacitação de professores, reformas de prédios e distribuição kits escolares com uniformes, uma ação essencial na educação de crianças, jovens e adultos, mas que nunca havia sido feita por gestões anteriores. A implantação do Inteligência Relacional é outro destaque, como a e Educação Socioemocional que oferece acompanhamento pedagógico para os profissionais da área.

O trabalho de valorização cultural tem sido essencial para construir os valores e a identidade do município. A produção local e a oportunidade de construir uma economia criativa se tornaram eixos para uma verdadeira transformação social.

Cidades Criativas 2020 – O projeto especial do site Socialismo Criativo que tem o o objetivo de disseminar exemplos de como a Economia Criativa oferece às cidades brasileiras uma enorme janela de oportunidades para o seu desenvolvimento econômico, social e cultural, considerando, inclusive, as eleições municipais de 2020. 

Com informações da Prefeitura Municipal de Conde



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: